Cantinho Pedagógico

sábado, 19 de maio de 2012

Projeto: “ Natureza é vida! Preserve-a ”

Diretora:
Coordenadora:
Auxiliar de Coordenação:
Docentes:


Projeto: “ Natureza é vida!Preserve-a ”

Período: ----------/----------/---------
Duração: duas semanas
Clientela: 06 meses à 04 anos e 11 meses



Justificativa

         A educação ambiental faz parte de um processo por meio do qual a criança as coletividades constroem valores conhecimentos habilidades, atitudes e competências voltadas a conservação do meio ambiente que é um bem de uso essencial a qualidade de vida das pessoas.
         Esse projeto visa estimular a mudança de práticas de atitude e a mudança prática de atitude e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais , favorecendo a reflexão sobre o cuidado do nosso planeta, auxiliando para que a sociedade passa ter um ambiente saudável.
 
 
Objetivo Geral
         Despertar na criança o desejo de preservar   a natureza para termos melhor qualidade de vida.Conscientizar sua importância da preservação para nossa saúde.

Objetivos específicos
  • Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta além de buscar meios para economiza – lá e usá-la racionalmente;
  • Capacitar os alunos para plantar, preservar, o meio ambiente visando transformar cidadões que interagem e participem de forma ativa na recuperação;
  • Analisar e observar fatos e situações de tipo lixo do ponto de ambiente e de modo critica, reconhecendo as necessidades  de atuar  de modo positivo para garantir um ambiente saudável
  • Despertar a leitura e o gosto pela mesma;
  • Desenvolver a coordenação motora, esquema corporal; a leitura visual; a percepção auditiva  e a criatividade e a imaginação;
  • Conhecer a importância do sol e da chuva para os seres vivos;
  • Compreender os diversos  ambientes que os seres vivos habitam;
  • Identificar a utilidade das plantas para nossa respiração;
Conteúdo
  • Água
  • Preservação do meio ambiente
  • Nome dos alunos
  • Numerais
  • Pintura
  • Colagem
  • Poesia
  • Natureza e sociedade
Metodologia
  • Cumprimentar os alunos, desejando boa tarde;
  • Música, brincadeiras, novidades;
  • Conversa informal sobre a importância da preservação do, meio ambiente e da água;
  • Explicações sobre o ato de jogar lixo nos rios e suas conseqüências;
  • Explicar que as plantas purificam o ar e que através do sol e da chuva elas se desenvolvem;
  • Desenhar uma árvore no quadro e explicar sobre suas partes;
  • Contar historias infantis sobre o mundinho encantado promover passeio no parquinho para trabalhar a importância das folhas;
 Culminância
         Será realizado um passeio no parquinho municipal com a participação dos funcionários e alunos, nesta oportunidade teremos recreação e será mostrado a importância das plantas, areia, grama para nossa vida. onde os vencedores receberam presentes.
Avaliação
         Será realizada de acordo com a participação e o interesse da criança na realização das atividades proposta, podendo ser individual e coletiva, a critério de cada professor.

Material de Apoio
  • Revistas;
  • Jornais;
  • Filme;
  • Tesoura;
  • Bola;
  • Corda;
  • Televisão;
  • DVD;
  • Aparelho de som;
  • CD;
  • Cola;
  • Motocicleta;
  • Chamex
Recursos Humanos
         Para a realização deste projetos contamos com a participação de toda  nossa equipe, comunidade local e departamento de esporte.

Bibliografia

PINTO, Gerusa Rodrigues, LIMA, Regina Célia V. Dia a dia do Professor, Belo Horizonte – MG, edição FAPI, vol. 7 e 8 ed. 2000.
RADESPIEL, Maria – Alfabetização Sem Segredo – Eventos Escolares Contagem – MG, Editora IEMAR; dezembro 2º Semestre, 2001.

“No calendário da vida, há datas que não são lembradas, mas há momentos inesquecíveis como o de hoje, aproveite.”
                       Vinicius de Morais
Postar um comentário