Cantinho Pedagógico

domingo, 15 de abril de 2012

PROJETO "CIRCO TRAVESSURA"

Justificativa

Através deste projeto estaremos
regatando nossa história e conhecendo um pouco mais de nossas raízes,
incentivando nossas crianças a respeitar e valorizar os índios, sua cultura e
suas tradições. Apresentando situações do cotidiano para melhorar o convívio
social, estimular a auto confiança formar crianças consciente identificando
suas limitações pelos seus profissionais como uma forma lúdica de trazer
alegria para a criançada.

Objetivo Geral

  • Resgatar nas crianças a história do circo, valorizando os profissionais que trabalham mesmo, a importância dos animais que moram no circo, além de transmitir a magia e a alegria de forma lúdica.
Objetivo Instrucional
  • Ampliar os conhecimentos sobre o tema;
  • Fixação da cor vermelha;
  • Introduzir a primeira letra do nome das crianças;
  • Promover brincadeiras diversificadas caracterizando as crianças;
  • Identificar os profissionais do circo;
  • Valorizar os profissionais do circo;
  • Identificar o circo como arte e resgatá-la;
  • Promover brincadeiras diversificadas e caracterizar as crianças de personagem de circo;
  • Identificar o trabalho realizado no circo como arte;
  • Refletir sobre o desrespeito aos animais preso;
  • Desenvolver a coordenação motora de acordo com as atividades;
  • Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a percepção auditiva e visual da criança;
 Conteúdo
  • O circo;
  • Primeira letra do nome;
  • Coordenação motora;
  • Core vermelha;
  • Expressão corporal;
  • Brincadeiras diversificadas;
  • Introdução dos numerais;
  • Pintura;
  • Música;
  • Assistir filmes;
  • Recortes e colagens;
  • Hora da história;
Metodologia
  • Receber as crianças carinhosamente com musica;
  • Conversa formal e informal sobre o tema sobre os profissionais do circo e os animais;
  • Trabalhar a primeira letra do nome das crianças com pintura usando tinta guache vermelha e colagem de papel picado;
  • Atividade de coordenação motora andar em cima de corda, fazendo uma viagem em curva aberta;
  • Propor atividades que envolvam esquema corporal;
  • Escreveras palavras: CIRCO, PALHAÇO no quadro,
  • trabalhando leitura das letras e das palavras;
  • Recort e colagem dos personagens;
  • Trabalhar à artes usando sucatas;
  • Confecção de máscara e roupas;
  • Brincadeiras dirigidas;
  • Atividades xerocopiadas trabalhando as cores;
  • Contar histórias exploração de gravuras;
  • Pular cordas;
  • Promover diálogo sobre o circo
  • Assistir filme de trabalho realizado pelo circo, enfocando;
  • Explorar os temas; dentro, fora, esquerda, direita, perto, longe, em cima;
  • Desfile do palhaço do circo;
  • Pintura com lápis de cor;
  • Ensaio para apresentação;
  • Assistirfilme o Circo chegou;
  • Conversa educativa sobre comportamento;
  • Pintura a dedo;
  • Exploração
  • de objeto do circo;
Culminância        
Foi realizado um momento festivo no salão das creche, promovemos brincadeiras diversificadas,
animada pelo palhaço picolé, distribuímos
pirulitos, pipocas e entregas uma lembrancinha para cada crianças.

Avaliação

Ser contínua, através da participação interesse na ministração
dos conteúdos, observação do comportamento e participação tanto individual
quanto coletivo.

Material de Apoio
  • Tinta guache;
  • Cartolina;
  • TNT;
  • Milho de pipoca;
  • Balões;
  • Massa de modelar;
  • Papel cartão;
  • Máquina
  • fotográfica;
  • Filme;
  • Televisão;
  • Vídeo;
  • Fita cassete;
  • Saco de chão limpo;
  • Livros;
  • Papel crepom;
  • Fantasia;
  • CD, Giz de cera;
  • Fita crepe;
  • Cola;
  • Revistas e jornais;
  • Gravuras;
  • Camurças;
  • EVA;
Recursos Humanos
Todos os alunos, professores, servidores gerais, e administrativos, os pais e comunidade local, profissionais do circo e motorista;

Bibliografia

RADESPIEL, Maria, Alfabetização Sem Segredo.Eventos Escolares. 1º Semestre – Contagem – MG, Editora IEMAR, 2001. RAMOS, Vânia Moraes – 1956 Crescendo Sabendo Ser, Maternal – Belo Horizonte – MG Editora FAPI, 2002. vol. 0
Postar um comentário