PROJETO: l CULTURA NO ARRAIÁ
TEMA: RAÍZES DA NOSSA TERRA
PROJETO:
“I CULTURA NO ARRAIÁ”
TEMA:
RAIZES DA NOSSA TERRA
Período 06/06/ a 17/06/2011
Duração: duas semanas
Clientela: 06 meses a 04 anos e 11
meses
JUSTIFICATIVA
Resgatar
a festa junina, lembrando das cantigas como: pula a fogueira, cai-cai- balão e
tantas outras, bem como as comidas típicas. Em plena Globalização não podemos
deixar que morra essa cultura popular, o respeito, a tradição e a alegria de um
povo. Gostaríamos de poder mostrar aqui tudo que faz parte da nossa Raiz ou
parte dela. Nas atividades proposta “Raízes da nossa Terra”, vamos proporcionar
um campo fértil para análise das Festas Junina, desde seu surgimento e
influencias de alguns países Europeus de uma maneira lúdica e prazerosa.
OBJETIVO
GERAL
Levar os
alunos à: conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões
do país valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem
do campo, onde esperamos desenvolver o interesse e gosto pela tradiçãoos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Conhecer as características das festas juninas;
- Planejar
a realização
- Admirar
e respeitar o trabalho do homem do campo;
- Despertar o gosto pela festa como
folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos populares, sociais e religiosos;
- Desenvolver a socialização dos alunos;
- Ouvir
com interesse as informações trazidas pelos colegas;
- Valorizar
a musica de raiz bem como os contos;
- Ensaiar a tradicional quadrilha.
CONTEÚDOS
Português/Ensino Religioso/Geohistoria/ Arte/Expressão corporal - A vida
do homem do campo (onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na
lavoura, como nos ajuda, como se diverte, aspectos da vida rural.)- As festas
juninas: características, roupas típicas, danças, alimentos. Músicas, contos etc.
Matemática - Receitas e quantidade de ingredientes. 2. Tabela de doces, qual
e a preferência da criançada. 3. Forma geométrica ( bandeirinhas), cores, numerais, coordenação motora fina e
grossa.
METODOLOGIA
- Ensaiar
todos os dias a quadrilha e outras apresentações;
- Receber
as crianças carinhosamente em sala com
música, brincadeiras e novidades etc.;
- Apresentar aos alunos os numerais, relacionando o numeral a quantidade, em seguida eles farão uma viagem em cima do numeral apresentado
- Falarei
sobre o projeto da festa junina, explorando este conteúdo e suas
características;
- Trabalhar
o vestuário, alimentos e a cultura etc.;
- Trabalhar
atividades relacionadas ao projeto;
- Cantar musica alusivas ao tema em pauta;
- Escrever
no quadro palavras relacionadas ao tema e fazer a leitura com o nome das
crianças;
- Trabalhar
as cores primárias;
- Promover brincadeiras livres e dirigidas;
- Trabalhar a coordenação através dos blocos lógicos;
RECURSOS DIDÁTICOS
CD;Vídeo;
Cola;
Massa de modelar;
Lápis de cor;
Filmes;
Papeis variados;
Grão
de milho;
Palitos
de fósforo;Giz de cera;
Retalho de pano;
Caixa de som;
Microfone;
Palha de coqueiro;
Madeira;
Aparelho de som;
Televisão;
Cordão;
Cartolina;
Papel
crepom;
TNT;
Tesoura;
Pirulito;TNT;
Tesoura;
Revistas e jornais;
Bandeirola;
Livros didáticos;
Fita
crepe;
Pinceis;
Tinta guache
Lápis
de cor;Tinta guache
Materiais xerocopiados;
CULMINÂNCIA
A finalização do projeto será realizado através da festa junina com a participação das crianças e da comunidade muitas músicas sertanejas, quadrilhas, comidas típicas e outros.
A finalização do projeto será realizado através da festa junina com a participação das crianças e da comunidade muitas músicas sertanejas, quadrilhas, comidas típicas e outros.
AVALIAÇÃO
A avaliação será através de
registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as
atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.
RECURSOS HUMANOS
Para a realização deste projeto contamos com
a participação de toda equipe da Creche, dos pais, comunidade do bairro, da
Prefeitura e da Secretaria de Educação.
BIBLIOGRAFIA
RAMOS,
Vânia Moraes, 1956, FERREIRA, Maria José H. Crescer Sabendo Ser, Belo Horizonte, MG. FAPI, 2002.
WAZ.
Waldirene Dias, FERREIRA, Carmem Lúcia, In Dente de Leite, Uberlândia - MG. Editora Gráfica Claranto LTDA, 6ª Edição,
Fevereiro, 2006.
Internet:
www.google.com.br
Internet:
www.cade.com.br
Internet:
www.novaescola.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário