Através deste projeto estaremos
regatando nossa história e conhecendo um pouco mais de nossas raízes,
incentivando nossas crianças a respeitar e valorizar os índios, sua cultura e
suas tradições. Apresentando situações do cotidiano para melhorar o convívio
social, estimular a auto confiança formar crianças consciente identificando
suas limitações pelos seus profissionais como uma forma lúdica de trazer
alegria para a criançada.
Objetivo Geral
- Resgatar nas crianças a história do circo, valorizando os profissionais que trabalham mesmo, a importância dos animais que moram no circo, além de transmitir a magia e a alegria de forma lúdica.
- Ampliar os conhecimentos sobre o tema;
- Fixação da cor vermelha;
- Introduzir a primeira letra do nome das crianças;
- Promover brincadeiras diversificadas caracterizando as crianças;
- Identificar os profissionais do circo;
- Valorizar os profissionais do circo;
- Identificar o circo como arte e resgatá-la;
- Promover brincadeiras diversificadas e caracterizar as crianças de personagem de circo;
- Identificar o trabalho realizado no circo como arte;
- Refletir sobre o desrespeito aos animais preso;
- Desenvolver a coordenação motora de acordo com as atividades;
- Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a percepção auditiva e visual da criança;
- O circo;
- Primeira letra do nome;
- Coordenação motora;
- Core vermelha;
- Expressão corporal;
- Brincadeiras diversificadas;
- Introdução dos numerais;
- Pintura;
- Música;
- Assistir filmes;
- Recortes e colagens;
- Hora da história;
- Receber as crianças carinhosamente com musica;
- Conversa formal e informal sobre o tema sobre os profissionais do circo e os animais;
- Trabalhar a primeira letra do nome das crianças com pintura usando tinta guache vermelha e colagem de papel picado;
- Atividade de coordenação motora andar em cima de corda, fazendo uma viagem em curva aberta;
- Propor atividades que envolvam esquema corporal;
- Escreveras palavras: CIRCO, PALHAÇO no quadro,
- trabalhando leitura das letras e das palavras;
- Recort e colagem dos personagens;
- Trabalhar à artes usando sucatas;
- Confecção de máscara e roupas;
- Brincadeiras dirigidas;
- Atividades xerocopiadas trabalhando as cores;
- Contar histórias exploração de gravuras;
- Pular cordas;
- Promover diálogo sobre o circo
- Assistir filme de trabalho realizado pelo circo, enfocando;
- Explorar os temas; dentro, fora, esquerda, direita, perto, longe, em cima;
- Desfile do palhaço do circo;
- Pintura com lápis de cor;
- Ensaio para apresentação;
- Assistirfilme o Circo chegou;
- Conversa educativa sobre comportamento;
- Pintura a dedo;
- Exploração
- de objeto do circo;
animada pelo palhaço picolé, distribuímos
pirulitos, pipocas e entregas uma lembrancinha para cada crianças.
Avaliação
Ser contínua, através da participação interesse na ministração
dos conteúdos, observação do comportamento e participação tanto individual
quanto coletivo.
Material de Apoio
- Tinta guache;
- Cartolina;
- TNT;
- Milho de pipoca;
- Balões;
- Massa de modelar;
- Papel cartão;
- Máquina
- fotográfica;
- Filme;
- Televisão;
- Vídeo;
- Fita cassete;
- Saco de chão limpo;
- Livros;
- Papel crepom;
- Fantasia;
- CD, Giz de cera;
- Fita crepe;
- Cola;
- Revistas e jornais;
- Gravuras;
- Camurças;
- EVA;
Todos os alunos, professores, servidores gerais, e administrativos, os pais e comunidade local, profissionais do circo e motorista;
Bibliografia
RADESPIEL, Maria, Alfabetização Sem Segredo.Eventos Escolares. 1º Semestre – Contagem – MG, Editora IEMAR, 2001. RAMOS, Vânia Moraes – 1956 Crescendo Sabendo Ser, Maternal – Belo Horizonte – MG Editora FAPI, 2002. vol. 0
Nenhum comentário:
Postar um comentário