Disciplinas: Língua Portuguesa,
Matemática, Formação Pessoal e Social, Natureza e Sociedade, Arte, Música, Formação
Religiosa.
Turno: Matutino/Vespertino
Projeto: “Resgatando culturas com o Folclore
Brasileiro”
Período: 22/08 à 26/08/2011
Duração:uma semanas
Clientela: 06 meses a 4 anos e 11 meses
Justificativa
A
escola precisa resgatar a nossa cultura os nossos valores e garantir as
tradições das outras gerações.com este projeto tem como objetivo resgatar nossa
cultura, nossos valores e garantir as tradições às futuras gerações.
Objetivo Geral
Proporcionar
aos alunos atividades sócio-cultural e ambientais, incentivando a criatividade,
socialização da criança sobre o folclore. Sendo assim o projeto possibilitará
trabalhar lendas, provérbios músicas, adivinhações, comidas típicas danças
preservando o folclore e a nossa cultura.
Objetivos Específicos
·
Resgatar
a nossa cultura por meio do folclore;
·
Compreender
e ter noção de folclore;
·
Resgatar
o folclore regional;
·
Descobrir
as principais manifestações folclóricas da nossa cidade;
·
Despertar
a capacidade de diferenciar as diversas festas folclóricas;
·
Conceituar
no aluno o interesse pelo folclore regional;
·
Demonstrar
várias crendices e costumes música e brincadeiras;
·
Desenvolver
a expressão oral e a corporal, a coordenação motora fina e grossa, a percepção
auditiva e visual da criança por meio de pessoas, musica e danças.
·
Reconhecer
o numeral um e dois;
·
Conhecer
a cultura das popular brasileira;
·
Trabalhar
brincadeiras e musicas do folclore;
·
Desenvolver
a expressão oral, corporal, a coordenação motora, percepção auditiva e visual
por meio de poesias musicas e danças;
·
Desenvolver e estimular a coordenação visomotora
·
Estimular o ritmo.
Conteúdos
procedimentais
- Artes: quebra-cabeças sobre personagens das lendas, modelagem com
argila ou massinha, jogo da memória, máscaras, montagem de um livro sobre
o Folclore, oficinas de artes: montagem de pipas, bilboque,
cata-vento,etc.
- Textos (poesias).
- Músicas.
- Adivinhas.
- Atividades matemáticas.
- Pesquisas.
- Caça-palavras.
- Jogos e brincadeiras.
- Liga-pontos.
- Recorte e
colagem;
- Fantoches;
- As cinco
regiões;
- Coordenação
motora;
- Hora da
história;
- Brincadeiras
diversas;
- Artes;
Conceitos
atitudinais
*Interesse e respeito pela sua cultura.
*Preservação pela tradição de seus costumes.
PROCEDIMENTO
METODOLÓGICO:
- Iniciaremos o projeto pesquisando algumas lendas:
- Lenda do Saci
- Lenda da mula sem cabeça
- Lenda do Boto
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
Roda da conversa (crianças em círculo)
- Explicar o que é folclore: são lendas,
superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
Trabalhar com as lenda, contando-as e
reproduzindo-as através de desenhos.
Artes confeccionaremos máscaras variadas ( saci,
sereia, curupira, caipora).
Matemática trabalhar com jogos de memória,
confeccionados pelos próprios alunos.
Artes modelar o cachimbo do "saci-pererê"
e o "Bumba-meu-boi".
Linguagem Oral
trabalhar com parlendas. Pseudo-leitura.
Metodologia
· Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas,
brincadeiras, adivinhas.
· Conversa formal sobre
o tema;
· Cumprimentar as
crianças com musicas, brincadeiras e novidades e oração;
· Contar história
dramatizando; falando as suas característica;
· Lenda do
Saci Perece,
· Lenda da mula sem cabeça
· Lenda do Boto
· Lenda do Boitatá
· Lenda do Curupira,
· Através de objetos os
alunos identificar quantidades de números
· Trabalhar as
característica das cinco regiões;
· Realizar ensaio para
as apresentações sobre o folclore;
· Os alunos farão
leitura de trava-lingua e adivinhações;
· Promover brincadeiras
e músicas de rodas;
· Ensinar a brincar de
pular corda e amarelinha;
· Exibir filme que fala
do folclore;
· Manuseio de revista e
jornais;
· Estudo do folclore em
cada região do Brasil;
· Resgatar vivenciar e
valorizar as manifestações da cultura popular regional;
· Causos contados por
pais de alunos;
· Lendas que faziam
parte da infância dos pais;
· Confeccionar máscaras variadas ( saci, sereia, curupira, caipora).
· Confecções de
cartazes;
· Brincadeiras dirigidas
· Expressão corporal e
oral;
· Exposição de gravuras
sobre os personagens folclóricos
Culminância
Será
realizado no salão da Creche com a participação dos pais apresentando os pratos
típicos das cinco regiões e que foram servidas aos presentes, e apresentações
feitas pelas crianças.
Avaliação
A avaliação será feita através da
participação contínua durante as atividades propostas.
Materiais de Apoio
· Livros de histórias
infantis;
· Livros didáticos;
· Alfabeto móvel;
· Revistas e jornais;
· Televisão e vídeo;
· Tinta guache;
· Lápis de cor;
· Cartolinas;
· Cola;
· Camurças;
· Máquinas
fotográficas;
· Filme; Sítio do
Pica-pau Amarelo.
· Microfone caixa de
som;
· Aparelho de som;
· Gravuras;
Recursos Humanos
Contamos
com a colaboração de toda equipe da creche e a participação dos pais para
fazerem os pratos típicos participarem
da culminância.
Bibliografia
COELHO, Maria Tereza Armando, Pintando o
sete, Editora Scipione, RAMOS, Vânia Morais, FERREIRA, Maria José, Ed.
FAPI. Volume 05, RADISPEL, Maria;Alfabetização Sem Segredo,Eventos
Escolares,Contagem – MG. Ed. LEMAR LTDA, 2001.
“Você
não pode mudar o passado”...
...Mais pode mudar o amanhã com os seus atos de hoje
6 comentários:
Adorei o projeto sobre o folclore parabéns!!!
gostei muito do projeto sobre o folclore, muito bom, parabens
Parabéns pelo projeto!!! Vou fazer umas adaptações para trabalhar com meus alunos dos oitavos anos!!!
Abçs
O seu blog é ótimo, inclusive este projeto sobre o folclore, só queria deixar como sugestão, para você retirar algumas dessas imagens animadas,elas deixam o blog pesado e meio confuso tirando a atenção dos visitantes. Peço que entenda como uma crítica construtiva. Abraço! Parabéns pelo projeto!
Gostei muito desse projeto me ajudará bastante.
Excelente projeto! Desejo trabalhar um semelhante, um pouco mais voltado para receitas, bordados e confecção de objetos.
Postar um comentário