Cantinho Pedagógico

domingo, 15 de abril de 2012

PROJETO: FAMÍLIA SER SUPREMO

JUSTIFICATIVA

Diante da atual situação onde a desestruturação familiar está cada dia aumentando, precisamosresgatar os valores da família onde os filhos obedecem a seus pais e tenham respeito mutuo.
Despertando nos alunos atitudes de amor, carinho compreensão e cuidados com as mães.

OBJETIVO
GERAL

Desenvolver a expressão de carinho, amor e vinculo pela figura materna onde escola precisa resgatar os valores éticos entre filho e mãe valorizando a família.

OBJETIVOS
ESPECÍFICOS

- Valorizar o papel das mães;
- Conscientizar as crianças sobre valores éticos: obediência, respeito, compreensão, amor e carinho;
- Estimular a comemoração do Dia das mães;
· Desenvolver o raciocínio lógico, expressão oral e corporal por meio de músicas, poesias;
· Reconhecer figura geométrica triangulo;
· Despertar o gosto por música e desenho;
· Despertar a imaginação criatividade com leitura de livros;
· Apresentar a letra inicial dos nomes dos alunos;
· Desenvolver atividades fixando semelhanças igual-diferentes e a coordenação motora;
· Desenvolver a oralidade com leitura de poesias;
· Fixação do numeral “1”;
· Resgatar brincadeiras e musicas de rodas;
· Identificar cores através de atividades;
· Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal a coordenação motora a percepção visual e auditiva.

CONTEÚDO

· Data comemorativa;
· Numera “1”;
· Figura geometria;
· Semelhança igual/diferente;
· Letra inicial do nome dos alunos;
· Coordenação motora;
· Brincadeiras de rodas;
· Noção de grandeza grande/pequeno;
· Cores primaria;
· Modelagem;
· Pinturas;
· Valores;
· Esquema corporal;
· Percepção auditiva e visual.

METODOLOGIA

· Conversa informal sobre o dia das mães e trabalhando os valores éticos;
· Confeccionar cartazes para homenagear as mães;
· Desenhar as mães confeccionando álbum das mães;
· Com o dedo mágico trabalhar o triângulo e o numeral um “1”;
· Contar com os alunos músicas e brincadeiras de roda;
· Confeccionar cartões para as mães;
· Leitura de livros variados e contar histórias pela professora;
· Trabalhar a letra inicial das mães e dos alunos;
· Brincadeiras dirigidas com bola, moto, blocos lógicos de montar;
· Assistir filme;
· Confeccionar mural com a impressão das mãozinhas e pezinho das crianças, gravadas no cartaz com tinta guache;
· Apresentar gravuras de mãe com seus filhos, trabalhar os valores éticos da família;
· Apresentar com fantoche;

CULMINÂNCIA

Será realizada no salão da creche, uma festinha em homenagens o dia das mães, com apresentações, em seguida será servido um delicioso jantar, e som ao vivo, finalizaremos com entrega de lembrancinhas.

AVALIAÇÃO

Será realizado conforme critério de cada professor durante o desenvolvimento de cada atividade, podendo ser individual ou coletivo.

RECURSOS HUMANOS

Contamos com a participação de toda equipe da creche dos pais da comunidade local.

RECURSOS DIDÁTICOS

· Tinta guache
· Lápis de cor
· Aparelho de som
· Cartolinas
· Papel pardo
· Revistas
· Papels alofone
· DVD
· Fitade cetim
· Mesas
· Cadeiras
· Eva
· TNT
· Giz de cera
· Brinquedos variados
· Televisão

REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS

RAMOS, Vânia Morais; FERREIRA, Maria
Jose H. Crescer sabendo ser, maternal. Editora FAPI-Belo Horizonte MG, 2002.

RADISPEL, Maria. Alfabetização sem segredo. Coleção Pirulito, Maternal, 1ª edição,
2002.

MENDONÇA, Valdirene Dias. VAZ, Carmem
Lúcia Ferreira. In Dente de leite – Uberlândia-MG. Editora Gráfica Claranto
LTDA. 6ª ed. Fevereiro, 2005.

Internet:
www.google.com.br
www.cade.com.br
www.novaescola.com.br
www.sitededicas.com.br
www.aescolaenossa.com.br
Apostila da APAE sobre
psicomotricidade




PROJETO: "PASCOA É VIDA NOVA!"

Projeto:“Páscoa é vida nova!”.

Justificativa
Enfatizar nos alunos o verdadeiro sentido da páscoa, orientando-os a aplicar no seu dia-a-dia com a família, escolar e em toda a sua vida, resgatando os valores ma construção de um mundo
melhor e mais humano.

Objetivos Instrucionais

Conhecer os símbolos da Páscoa e seus significados;
Diferenciar os sentidos da Páscoa;
Desenvolver a imaginação criatividade;
Despertar o gosto pela música;
Realizar atividades de coordenação motora envolvendo as disciplinas
Desenvolver atividades e brincadeiras de expressão corporal; ·
Desenvolver o raciocínio a atenção, a percepção auditiva e motora;
Estimular a comemoração da Páscoa;
Compreender o verdadeiro significado da páscoa mostrando que a páscoa e momento, motivo de
reflexão e renovação pessoal independente de crença religiosa;

Conteúdo
Páscoa
Coordenação motora grosso-fina;
Labirinto
Atividades de matemática
Músicas
Numeral
Nome dos alunos
Noções de posições
Brincadeiras variadas
Linguagem oral
Artes
Histórias contadas
Valores

Metodologia

Conversa informal sobre os símbolos da páscoa, escrevendo a palavra no quadro PÁSCOA,
fazendo leitura das letras e contando cada uma.
Através de fantoches do coelho será explicado o que é páscoa, quais as atitudes que
devemos ter no dia-a-dia.
Cantar música da páscoa, trabalhando os movimentos.
Explicar os símbolos através de cartazes.
Trabalhar o nome dos alunos a letra inicial.
Realizar atividades de coordenação motora
Brincadeiras envolvendo o esquema corporal, e imitando como os animais se locomovem;
Confecções de máscaras;
Assistir filme “sobre o tema”;
·
Atividades
xerocopiadas
Culminância

No termino do projeto realizaremos uma
festinha com a participação dos pais promovendo um momento de reflexão da
palavra de Deus apresentações feita pelos alunos, música, para encerar. Serviremos
um delicioso bolo de chocolate com suco, entrega de lembrancinhas

Avaliação
Diante das atividades propostas neste projeto, será avaliado individual ou coletivo,
conforme critério de cada professor, onde serão observadas a participação e assimilação no decorrer das atividades propostas.

Recursos Humanos
No decorrer deste projeto contaremos com a participação de toda equipe da creche, pais, e outros.

Recursos Didáticos
TNT
Aparelho
de som
DVD
Televisão
Cola
Tesoura
Giz
de cera
Brinquedos
variados
Livros
Algodão
Tinta
Guache
Chamex
EVA
Papel
pardo
Lembrancinha
Papel
Cartão
Camurça
Laminado
Fita
crepe

Referencias Bibliográficas
MENDONÇA,
Valdirene Dias. VAZ, Carmem Lúcia Ferreira. In Dente de leite – Uberlândia-MG.
Editora Gráfica, Claranto LTDA. 6ª ed. Fevereiro, 2006.

PINTO,
Gerusa Rodrigues; LIMA, Célia Vilhaça. In O
dia-a-dia do professor. Editora FAPI Indústria Gráfica LTDA. Vol. 05.
RADISPEL,
Maria. Alfabetização sem segredo.
Coleção Pirulito, Maternal, 1ª edição, 2002.


“Cada
um que passa em nossa vida, leva um pouco de nós mesmos, e deixa um pouco de si
mesmo. Há os que levam muito, e há os que deixam muito, mas não há os que, não
deixam nada...”.
(Saint Exupéry)

PROJETO "CIRCO TRAVESSURA"

Justificativa

Através deste projeto estaremos
regatando nossa história e conhecendo um pouco mais de nossas raízes,
incentivando nossas crianças a respeitar e valorizar os índios, sua cultura e
suas tradições. Apresentando situações do cotidiano para melhorar o convívio
social, estimular a auto confiança formar crianças consciente identificando
suas limitações pelos seus profissionais como uma forma lúdica de trazer
alegria para a criançada.

Objetivo Geral

  • Resgatar nas crianças a história do circo, valorizando os profissionais que trabalham mesmo, a importância dos animais que moram no circo, além de transmitir a magia e a alegria de forma lúdica.
Objetivo Instrucional
  • Ampliar os conhecimentos sobre o tema;
  • Fixação da cor vermelha;
  • Introduzir a primeira letra do nome das crianças;
  • Promover brincadeiras diversificadas caracterizando as crianças;
  • Identificar os profissionais do circo;
  • Valorizar os profissionais do circo;
  • Identificar o circo como arte e resgatá-la;
  • Promover brincadeiras diversificadas e caracterizar as crianças de personagem de circo;
  • Identificar o trabalho realizado no circo como arte;
  • Refletir sobre o desrespeito aos animais preso;
  • Desenvolver a coordenação motora de acordo com as atividades;
  • Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a percepção auditiva e visual da criança;
 Conteúdo
  • O circo;
  • Primeira letra do nome;
  • Coordenação motora;
  • Core vermelha;
  • Expressão corporal;
  • Brincadeiras diversificadas;
  • Introdução dos numerais;
  • Pintura;
  • Música;
  • Assistir filmes;
  • Recortes e colagens;
  • Hora da história;
Metodologia
  • Receber as crianças carinhosamente com musica;
  • Conversa formal e informal sobre o tema sobre os profissionais do circo e os animais;
  • Trabalhar a primeira letra do nome das crianças com pintura usando tinta guache vermelha e colagem de papel picado;
  • Atividade de coordenação motora andar em cima de corda, fazendo uma viagem em curva aberta;
  • Propor atividades que envolvam esquema corporal;
  • Escreveras palavras: CIRCO, PALHAÇO no quadro,
  • trabalhando leitura das letras e das palavras;
  • Recort e colagem dos personagens;
  • Trabalhar à artes usando sucatas;
  • Confecção de máscara e roupas;
  • Brincadeiras dirigidas;
  • Atividades xerocopiadas trabalhando as cores;
  • Contar histórias exploração de gravuras;
  • Pular cordas;
  • Promover diálogo sobre o circo
  • Assistir filme de trabalho realizado pelo circo, enfocando;
  • Explorar os temas; dentro, fora, esquerda, direita, perto, longe, em cima;
  • Desfile do palhaço do circo;
  • Pintura com lápis de cor;
  • Ensaio para apresentação;
  • Assistirfilme o Circo chegou;
  • Conversa educativa sobre comportamento;
  • Pintura a dedo;
  • Exploração
  • de objeto do circo;
Culminância        
Foi realizado um momento festivo no salão das creche, promovemos brincadeiras diversificadas,
animada pelo palhaço picolé, distribuímos
pirulitos, pipocas e entregas uma lembrancinha para cada crianças.

Avaliação

Ser contínua, através da participação interesse na ministração
dos conteúdos, observação do comportamento e participação tanto individual
quanto coletivo.

Material de Apoio
  • Tinta guache;
  • Cartolina;
  • TNT;
  • Milho de pipoca;
  • Balões;
  • Massa de modelar;
  • Papel cartão;
  • Máquina
  • fotográfica;
  • Filme;
  • Televisão;
  • Vídeo;
  • Fita cassete;
  • Saco de chão limpo;
  • Livros;
  • Papel crepom;
  • Fantasia;
  • CD, Giz de cera;
  • Fita crepe;
  • Cola;
  • Revistas e jornais;
  • Gravuras;
  • Camurças;
  • EVA;
Recursos Humanos
Todos os alunos, professores, servidores gerais, e administrativos, os pais e comunidade local, profissionais do circo e motorista;

Bibliografia

RADESPIEL, Maria, Alfabetização Sem Segredo.Eventos Escolares. 1º Semestre – Contagem – MG, Editora IEMAR, 2001. RAMOS, Vânia Moraes – 1956 Crescendo Sabendo Ser, Maternal – Belo Horizonte – MG Editora FAPI, 2002. vol. 0

PROJETO:"ALIMENTO FONTE DA VIDA, DIREITO DE TODOS."

 Justificativa
É preciso ser criado na criança o
habito correto de alimentação por isso iremos desenvolver este projeto para que
as crianças reconheçam o grande valor que os alimentos têm para nossa saúde, e
aprendam a comer todos os alimentos para suprir a carência de nosso organismo.

Objetivo Geral

Levar o aluno a entender a
importância dos hábitos alimentares, o valor que os alimentos têm para a nossa
saúde, conscientizando-os para uma alimentação saudável e natural.

Objetivos Instrucionais

 
  • Desenvolver o conceito de alimentação saudável;
  • Identificar os diferentes tipos de alimentos;
  • Desenvolver a apreciação dos variados tipos de
  • alimentos;
  • Conscientizar as crianças sobre a importância de
  • uma boa alimentação;
  • Explorar as cores através dos alimentos;
  • Incentivar a criança a se alimentar de forma
  • correta;
  • Exploração das letras e dos números, através das
  • frutas;
  • Desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral
  • e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva, visual;
  • Identificar os conceitos básicos de matemática
  • através do numeral 1 e a vogal “A” através das frutas;
  • Desenvolver o conceito de quantidade, cores e
  • formas;
 
Conteúdo
  • Alimentação
  • Cores primarias
  • Pintura
  • Modelagem
  • Numeral 1
  • Letras do alfabeto
  • Musicas
  • Poema
  • Coordenação motora
  • Filme
  • Brincadeiras
 
Metodologia
 
  • Cumprimentar os alunos desejando boas-vindas,
  • com novidade e músicas;
  • Conversa informal sobre a importância de uma boa
  • alimentação;
  • Cantar músicas;
  • Escrever o nome dos alimentos no quadro de giz
  • trabalhando os números de letras e identificando as mesmas nas palavras;
  • Hora da história;
  • Brincadeira desenvolvendo a coordenação motora;
  • Trabalhar a coordenação motora do numeral “1” usando o dedo mágico;
  • Trabalhar as cores dos alimentos, através de
  • atividades;
  • Demonstrar com gravuras os diferentes tipos de
  • alimentos;
  • Trabalhar tarefinha, pintura, colagem com
  • gravuras de alimentos;
  • Assistir filme
  • Pintura com tinta guache ou cola colorida às
  • frutas e verduras;
 
Culminância
 
Será realizada uma festinha no
salão da creche com apresentações e brincadeiras, preparamos uma mesa com
frutas verduras, cereais e várias quitandas que foi servida para todos os
participantes deste evento.
 
Avaliação
 
Serão avaliados os objetivos
propostos, uma vez compreendendo o que é uma alimentação saudável e quais os
cuidados de higiene devemos ter, a partir daí cada professor avaliará conforme
a ministração do conteúdo tanto pode
ser individual ou coletivamente de acordo com o critério do professor.
 
Recursos Humanos
 
Contamos com a participação de
toda equipe da creche, pais, comunidade do bairro, alunos, secretaria municipal
de Educação.
 
Material de Apoio
 
  • Chamex
  • Televisão
  • Vídeo
  • DVD
  • Filmes
  • TNT
  • Tinta guache
  • Papel Crepom
  • Cartazes
  • Bolas
  • Frutos·
  • Verduras
  • Cereais
  • Cartolinas
  • Cordão
  • Aparelho de som
  • Brinquedos
  • Massa de modelar
  • Gravuras de alimentos
  • Cola
  • Livros e revistas
 
Referencias Bibliográficas
 
MENDONÇA, Valdirene Dias. VAZ,
Carmem Lúcia Ferreira. In Dente de leite – Uberlândia-MG. Editora Gráfica
Claranto LTDA. 5ª ed. Março, 2005.
 
PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA,
Célia Vilhaça. In O dia-a-dia do
professor. Editora FAPI Industria Gráfica
LTDA. Vol. 05.
 
RADISPEL, Maria. Alfabetização sem segredo. Eventos Escolares,
Contagem - MG. Editora IEMAR, 2001.
 
Internet:
 
www.cade.com.br
www.novaescola.com.br